Partilhe nas Redes Sociais

Gestão de dados é a principal preocupação dos CIO

Publicado em 23 Novembro 2017 por Ntech.news - Rui da Rocha Ferreira | 1145 Visualizações

Gestão de dados CIONET CIO

Nos dias que correm não é fácil ser o diretor de informática de uma empresa. Não só a tecnologia é muitas vezes a principal base de funcionamento desse negócio, como é também através da tecnologia que se cria diferenciação entre empresas que operam no mesmo sector de atividade. Além disso, há cada vez mais tecnologias às quais é necessário ficar atento para não perder a next big thing.

A CIONET procurou saber junto dos diretores de informática quais são os temas atuais mais interessantes em termos profissionais e também a importância que representam para os seus negócios. Dos 12 temas com os quais foram confrontados, a gestão de dados apareceu como aquele que mais deixa os CIO acordados durante a noite.

O inquérito da CIONET concluiu que além da aproximação da data final para o cumprimento das novas regras do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), dentro da gestão de dados há também um grande interesse por questões relacionadas com a governância dos dados, a chamada analítica não rastreável e também a influência que esses dados vão ter em esforços de machine learning.

Depois entre os principais temas para os CIO aparece a questão das arquiteturas de TI. O grande desafio para os executivos está na criação de um sistema que integre as ferramentas de legacy com as ferramentas modernas, mas que também tenha espaço para a integração com aplicações e microserviços.

Apesar do ‘barulho’ que existe em torno de tecnologias emergentes como robótica, impressão 3D e blockchain, a verdade é que estes são temas que não tiram o sono aos diretores de informática. No caso do blockchain, provavelmente uma das tecnologias mais faladas em 2017, 23% dos inquiridos disseram mesmo que a importância desta tecnologia não é crítica para a vitalidade das suas empresas.

«Os resultados do estudo revelam preocupações muito atuais, que estão presentes no dia-a-dia das empresas e que certamente vão marcar a agenda e as atividades dos profissionais durante os próximos anos. São temas que já têm feito parte das atividades que realizamos e que não afetam apenas os profissionais das TI, mas que se fazem refletir nas empresas e sociedade em geral», comentou em comunicado o sócio-gerente da CIONET Portugal, Rui Serapicos.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados