Partilhe nas Redes Sociais

IBM escolhe cinco cidades no Smarter Cities Challenge 2018

Publicado em 25 Julho 2017 por Ntech.news - Ana Rita Guerra | 354 Visualizações

IBM Smarter Cities Challenge

O IBM Smarter Cities Challenge elegeu cinco cidades em todo o mundo para um programa que pretende tornar os municípios mais inteligentes. As cidades selecionadas são San Jose, nos Estados Unidos, Palermo em Itália, San Isidro na Argentina, Busan na Coreia do Sul e Yamagata no Japão. Todas vão receber equipas de especialistas da IBM no próximo ano, que fornecerão serviços de consultoria pro bono sobre questões como habitação social, desenvolvimento económico, imigração e segurança pública. Cada projeto de consultoria tem o valor comercial de meio milhão de dólares.

A seleção foi feita entre mais de 100 candidaturas. Desta vez, o programa não abrange Portugal, mas tal já aconteceu no passado, quando Faro recebeu a ajuda da IBM, em 2014. O resultado, na altura, foi uma série de recomendações na área do turismo, da inovação e da economia do mar.

O programa foi concebido pela divisão de Cidadania da IBM e até agora passou por 130 cidades, com quase 800 especialistas de topo da empresa a trabalharem em serviços pro bono avaliados em mais de 68 milhões de dólares.

Para as próximas iniciativas pro bono, a IBM poderá utilizar as capacidades analíticas cognitivas do supercomputador Watson para identificar e perceber os diversos dados da cidade como os padrões de transporte ou tendências de saúde pública. Após a aquisição da The Weather Company, a empresa pode ainda analisar dados sobre fenómenos meteorológicos naturais e de influência humana. A análise dessas informações pode ajudar a criar o plano de recomendação da IBM para os responsáveis da cidade enfrentarem desafios locais.

«Nos últimos sete anos, vimos fortes candidaturas de mais de 800 cidades de todo o mundo que propuseram iniciativas em que o talento da IBM e a tecnologia os poderiam ajudar a resolver os seus problemas mais difíceis, mas 2017 destacou-se», refere Jennifer Ryan Crozier, vice presidente de Cidadania Empresarial da IBM e Presidente da IBM Foundation. «Felicitamos os vencedores deste ano e estamos ansiosos para colaborar com cada um deles no Smarter Cities Challenge.»

Entre as cidades que receberam o programa no passado estão Memphis, que trabalhou com a IBM num plano para diminuir os pedidos e melhorar o tempo de resposta dos serviços de saúde de emergência; Dublin, que teve ajuda a avaliar a viabilidade da energia solar e conseguiu instalar painéis solares nos telhados de quase todos os edifícios governamentais da cidade; e ainda Porto Alegre, que criou um PoA digital para facilitar o diálogo online entre cidadãos e a entidades oficiais da cidade para identificar as prioridades e adaptar o orçamento municipal.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados