Partilhe nas Redes Sociais

Meta4: 10 conselhos para gerir o talento em época de transformação digital

Publicado em 26 Julho 2017 por Ntech.news - Rui da Rocha Ferreira | 126 Visualizações

Meta4 Recursos Humanos

Atualmente vive-se uma das maiores e mais importantes fases de transformação digital de sempre. São várias as empresas que estão a dar prioridade ao lado tecnológico nas suas estratégias, efeito que não afeta apenas um único departamento, mas estende-se a toda a organização.

Esta aposta nas novas tecnologias faz-se não só com o investimento em soluções de hardware e software, mas também através da contratação de novos funcionários. Segundo a Meta4, empresa especializada em soluções de recursos humanos, a gestão dos chamados ‘talentos digitais’ é um dos principais elementos a ter em conta nestes processos de transformação.

A empresa elaborou uma investigação a partir da qual criou um conjunto de dez conselhos que as empresas devem ter em conta para gerir os seus funcionários durante este período de grandes mudanças tecnológicas.

1. Realizar uma auditoria do talento digital;
2. Definir os novos postos de trabalho digitais;
3. Definir as novas competências digitais;
4. Desenvolver estratégias de seleção avançadas com redes sociais e big data;
5. Procurar talento oculto dentro da organização;
6. Desenvolver as competências digitais de todos os funcionários através de planos de formação avançados;
7. Designar ‘líderes digitais’;
8. Renovar os planos de carreira, sucessão, avaliação e todo o ciclo de vida do funcionário de acordo com as novas necessidades digitais;
9. Avançar com estratégias corporativas de transformação cultural digital: redes sociais, gamificação, compensação, team building, etc;
10. Realizar planos de avaliação periódicos da sua estratégia.

No fundo a Meta4 tenta passar duas mensagens importantes: o talento digital recruta-se, mas também deve ser procurado dentro da própria empresa, no sentido de rentabilizar melhor os funcionários que já fazem parte da organização. Por outro lado, a criação de um ambiente digital não passa apenas pela criação de uma equipa especializada nesta área, é necessário que a própria empresa tenha um cultura mais dinâmica, flexível e focada nos valores do digital.


Publicado em:

Talento

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados