MUDA: A iniciativa que quer uma maior participação dos portugueses no espaço digital
Chama-se Movimento pela Utilização Digital Ativa (MUDA) e conta com o apoio de várias empresas, universidades, associações e do Estado português. Estão todos juntos no objetivo de criar uma maior cultura de participação digital em Portugal, ajudando também a diminuir o número de pessoas que nunca acederam à internet.
Este movimento foi formalizado ontem com a assinatura de um protocolo pelos representantes de várias organizações. A partir de agora o MUDA vai realizar diferentes ações que vão gravitar em torno de nove grandes tópicos do mundo digital – acesso, comércio, comunicação, literacia, etiqueta, legislação, liberdade, saúde e segurança.
Na página oficial da iniciativa os utilizadores já podem encontrar um diretório de vários serviços de empresas e do Estado que estão acessíveis através da internet.
“Mudar para uma utilização digital mais ativa, informada e responsável permite-lhe tirar partido de um conjunto de vantagens associadas aos serviços digitais das Empresas e Estado”, lê-se no site do MUDA.
A página tem um forte sentido de literacia digital, procurando chamar a atenção para os diferentes benefícios que estão associados à utilização de serviços online.
DNS.PT, Google, MEO, Microsoft, NOS, SAPO e Vodafone são alguns dos parceiros do MUDA.
Na página oficial os interessados vão ainda encontrar um pequeno questionário que pretende traduzir-se num indicador sobre o nível de utilização digital de cada pessoa – são apenas 13 questões que podem ser respondidas em menos de 60 segundos.
Fica aqui um vídeo que resume as ideias principais do MUDA.
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais