Partilhe nas Redes Sociais

Portugal académico na rota da computação avançada

Publicado em 18 Novembro 2020 por Ntech.news- Luísa Dâmaso | 295 Visualizações

A Universidade da Beira Interior (UBI) e Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) assinaram no início da semana um acordo para criar nesta universidade um Centro de Competência em Computação Avançada (CCCA). A iniciativa foi desenvolvida no âmbito da Iniciativa Nacional Competência Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030, um programa integrado de política pública desenvolvido pelo Governo português para promover as competências digitais. Com este centro dentro de portas, a UBI passa a integrar a Rede Nacional de Computação Avançada, alargando o número instituições com capacidade para contribuir para a produção científica nacional no domínio das competências digitais avançadas, inteligência artificial e big data, em várias áreas do conhecimento.

Em território nacional, além do CCCA localizado na UBI existirão outros cinco, nas cidades de Aveiro, Porto, Lisboa, Faro e Vila Real). Deverão ser instalados até ao final do primeiro semestre de 2021, tal como o supercomputador a que ficarão ligados, localizado no Minho. Os centros de competências estarão ligados aos centros operacionais de Portugal que, por sua vez, está ligada à rede espanhola (ao supercomputador de Barcelona) e à rede europeia.

O reitor da UBI, António Fidalgo, destacou a importância da computação avançada, que hoje tem um «papel fundamental» em várias áreas da atividade científica, seja em big data, seja na saúde, seja na física e na meteorologia, e desafiou desafio a comunidade académica a utilizarem os recursos que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a FCT colocaram ao serviço da instituição.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, confirmou este acordo em prol da investigação nacional e testemunhou também o upgrade da rede interna da UBI, que foi reforçada no âmbito do projeto RCTS 100 (Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade). «Queremos que a UBI, no seu contexto de progressiva internacionalização em redes europeias, tenha acesso ao melhor que se faz na Europa», afirmou o Ministro, mostrando-se confiante na capacidade da universidade para atrair estudantes e investigadores de toda a Europa.

Uma rede tecnologicamente avançada

A UBI é uma das instituições de ensino que beneficia do upgrade de acesso à rede académica nacional no âmbito do projeto RCTS100 da Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Unidade FCCN), responsável pela operação e gestão da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS). Uma vez que a rede da Universidade já tem uma velocidade de 10 Gbps, o projeto torno-a mais resiliente  e mais capacitada para suportar o aumento de utilizadores da rede eduroam, o serviço de mobilidade que permite aos estudantes, docentes, investigadores e colaboradores institucionais, o acesso seguro à internet através do seu login institucional em qualquer entidade  ligada a esta rede. Cerca de 90% do campus da UBI já se encontra coberto com rede sem fios. O acesso à rede é garantido através do protocolo 802.1.x, que permite a autenticação direta do cliente perante a rede.

A Rede RCTS é a rede académica nacional, que garante a interligação e o acesso à Internet por parte da comunidade de ensino e investigação. Graças a este investimento na ordem dos 17,2 milhões de euros, vai ser possível garantir a capacitação gradual da rede em múltiplas ligações a 100Gbps. A conclusão do projeto RCTS100 está prevista para setembro de 2021.

Para além da UBI, são oito as entidades de ensino superior abrangidas por este projeto: Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Instituto Politécnico de Viseu (IPV), Instituto Politécnico de Tomar (IPTomar), Instituto Politécnico da Guarda (IPG), o Instituto Politécnico de Bragança (IPBragança) e Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados