Segurança Social e Mercedes no maior evento de UX em Portugal
Lisboa recebe, nos dias 14 e 15 de novembro, o maior evento de UX em Portugal, dedicado ao Dia Mundial da Usabilidade (World Usability Day). A conferência, que decorrerá no hotel Ikonik Lisboa, é um ponto de encontro para profissionais de UX que desejam partilhar ideias e explorar como a experiência do utilizador pode contribuir para uma sociedade mais inclusiva e conectada.
A Tangível, organizadora do evento, preparou uma conferência que contará com alguns dos casos de UX mais inspiradores, incluindo as plataformas digitais da Segurança Social e da Mercedes, que são utilizadas diariamente por milhões de pessoas.
Com um programa ambicioso, o evento está estruturado em dois dias, incluindo uma série de talks no primeiro dia, com foco nas últimas tendências e inovações de UX, desde a inteligência artificial até à acessibilidade e transformação digital nos setores público e privado. O segundo dia será inteiramente dedicado a workshops práticos, limitados a um número reduzido de participantes, onde temas como design systems e pesquisa com utilizadores serão aprofundados na prática.
Oradores internacionais e casos de sucesso
Entre os oradores, destaque para Simon Truckenmüller, Principal UX da Mercedes-Benz, que partilhará insights sobre as experiências desenvolvidas para uma das marcas automóveis mais reconhecidas do mundo. No painel nacional, Nuno Jardim Nunes, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico, e Paulo Antunes, Diretor do Departamento de Arquitetura e Desenvolvimento do Instituto de Informática, I.P., trarão perspetivas sobre os desafios da transformação digital na Segurança Social.
Este evento inclui ainda a presença de Anja Saabye, Head of UX da Universal Robots, e João Colaço de Freitas, Chief Product Officer da fintech Banxware. Estes especialistas trarão contributos sobre a evolução da UX em diferentes setores, demonstrando práticas inovadoras que têm sido aplicadas para melhorar a experiência de utilizador em plataformas essenciais.
A usabilidade no centro da transformação digital
De acordo com André Carvalho, co-CEO da Tangível, o evento reflete a crescente importância da usabilidade. Segundo ele, a transformação digital acelerada, especialmente devido à pandemia, «obrigou as empresas a adotarem experiências digitais mais intuitivas para melhorar a satisfação dos utilizadores, ou seja, a usabilidade deixou de ser um ‘extra’ e passou a ser um fator competitivo crucial, com empresas a perceberem que uma má experiência digital pode custar clientes e prejudicar a sua reputação».
José Campos, também co-CEO da Tangível, acrescenta que a adoção de práticas de UX no setor público permite criar serviços mais acessíveis e eficientes, reduzindo custos e melhorando a experiência dos cidadãos. «Normativas como a Diretiva de Acessibilidade Web também impulsionaram este movimento, garantindo que os serviços digitais são acessíveis a todos, independentemente das suas capacidades», avança o responsável.
Foco na inclusão e acessibilidade digital
Com a digitalização em expansão, produtos user-friendly tornaram-se essenciais para garantir o acesso de todos os utilizadores, independentemente das suas capacidades técnicas. No setor público, a implementação de normas como a Diretiva de Acessibilidade Web está a transformar serviços digitais essenciais, desde a Saúde até à Segurança Social, em plataformas inclusivas que reduzem barreiras de acesso.
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais