Partilhe nas Redes Sociais

Transformação digital avança lentamente

Publicado em 18 Janeiro 2017 | 1129 Visualizações

A maioria dos inquiridos (70%) numa pesquisa da Capgemini sobre a transformação digital admite que esta está em marcha nas suas organizações, mas os progressos estão ainda longe do desejado.

Entre os executivos que admitem liderar já hoje, ou estar envolvidos, em processos deste género, 30% dizem que estão insatisfeitos com os progressos alcançados e consideram-nos lentos. Uma das explicações, apura a pesquisa, será o facto de as tecnologias que podem dar suporte a esta transformação digital já existirem, mas continuarem a ser pouco usadas em muitas organizações, que continuam presas a tecnologias mais antigas. A maioria dos executivos espera grandes mudanças num prazo de cinco anos, mas a generalidade vê-se muito longe desse horizonte e só 5% se revelam muito satisfeitos com os progressos da transformação digital nas cadeias de valor das suas organizações. Só 15% dizem que a maioria dos dados que circulam nestas cadeias está acessível a toda a organização, quando mais de metade ambiciona alcançar este objetivo em cinco anos. Fixa-se em 23% a quota dos executivos cujas organizações analisam e tiram partido dos dados que fluem nas suas cadeias de valor para tomar decisões.

Entre as ferramentas mais apontadas como instrumentos essenciais para acelerar esta mudança estão a análise de Big Data, ferramentas de simulação ou cloud.

O estudo «O estado atual e futuro da transformação digital da Supply Chain» foi desenvolvido pela Capgemini e ouviu 337 executivos em empresas nas áreas da indústria e distribuição, na Europa e América do Norte.

A pesquisa também apurou que 50% dos inquiridos olham para o tema da transformação digital nas cadeias de abastecimento da sua atividade como algo «importante», enquanto 75% defendem que o tema é «muito importante».

 

 


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados