Partilhe nas Redes Sociais

PUB

AidHound: Projeto que ajuda organizações sociais vence Montepio SocialTech

Publicado em 30 Novembro 2017 por Ntech.news - Rui da Rocha Ferreira | 301 Visualizações

AidHound Montepio SocialTech

«Os projetos não podem depender de subsídios e mecenas. São negócios que têm objetivo social, mas têm dimensão da sustentabilidade, um modelo de negócio que gera o suficiente para que a sua missão mais importante possa ser concluída».

Foi assim que o administrador da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG), João Lopes Raimundo, lançou o desafio ao ecossistema empreendedor português em julho, quando foi anunciado o programa Montepio SocialTech. Desde setembro que 12 projetos têm estado a maturar as suas ideias e no início da semana o grande vencedor foi finalmente revelado.

O primeiro prémio foi para o projeto AidHound, que consiste num software que aumenta a eficiência das operações das organizações sociais, sobretudo otimizando as rotas de intervenção das equipas. Esta informação pode depois ser partilhada com outras organizações para um apoio mais coordenado.

O software permite ainda fazer uma monitorização estatísticas dos trabalhos de apoio que estão a ser prestados, permite a criação de perfis individuais que podem ajudar os assistentes a entenderem melhor cada caso de apoio e também permite criar uma lista de produtos e bens que são necessários para o apoio que é prestado.

A ideia valeu um prémio monetário de 10 mil euros entregue pelo Montepio e também conquistou a distinção da Canopy, que vai dar seis meses de incubação e aceleração à AidHound. Um outro projeto, denominado de Polis, recebeu por seu lado um prémio monetário de 3.500 euros atribuído pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

«O empreendedorismo social tem vindo a crescer em Portugal e é um motor importante para o aumento da inclusão, justiça e prosperidade. (…) Foi neste contexto que surgiu o Montepio SocialTech, para criar pontes tecnológicas que permitam ajudar quem mais ajuda e, a avaliar pela qualidade dos projetos que vimos, estou certo de que o objetivo foi cumprido. O Montepio SocialTech é, sem dúvida, um projeto para repetir no futuro», assegura em comunicado João Lopes Raimundo.


Publicado em:

Startups

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados